[Enquete] Por que não o Unity?

1. [Enquete] Por que não o Unity?

David Wilian Oliveira de Sousa
david.sousarj

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/10/2011 - 11:18h

Minha pergunta é em relação aos que não gostaram do Unity no Ubuntu 11+ : afinal, por que não gostaram? Não estão acostumados com a mudança? Usaram o gnome 2 por muito tempo e acharam a mudança repentina? Não gostaram do lançador lateral e do dash? Algum outro motivo?


Eu acho que sou suspeito pra falar, pois já comecei no mundo linux com o Ubuntu 11.04. Eu gostei muito e achei ele perfeito para o meu netbook, acho o menu global muito estiloso e o dash muito prático, eu aperto o botão "Super" e digito as letras iniciais do programa ou documento que quero acessar e aperto enter, pra mim é mais prático que ficar usando o touchpad para navegar em menus. Eu usei o gnome clássico por um tempo pra testar, eu não gostei muito do menu dividido em "aplicativos, locais e sistema", troquei pelo menu único no painel e também não gostei do painel inferior com lista de janelas (que lembra o windows), troquei por um dock que é mais prático e estiloso.

Acho que o gnome-shell ganha do unity no quesito beleza, os dois na verdade são parecidos, e agora que criaram uma extensão do global-menu para o gnome-shell, troquei definitivamente por ele e abandonei o unity, afinal os dois tem praticamente as mesmas funcionalidades.

Abraços


  


2. @acvsilva

David Wilian Oliveira de Sousa
david.sousarj

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/10/2011 - 12:43h

Você tem razão. Por isso que eu mudei pra gnoem-shell, apesar de também gostar da aparência do unity.


3. Re: [Enquete] Por que não o Unity?

Rossano Huf
millemiglia

(usa Slackware)

Enviado em 13/10/2011 - 16:07h

Não gostei do Unity por vários motivos:

1) Aquela barra lateral "imexível" é irritante. O máximo de personalização que se pode fazer com ela é ocultá-la e deixá-la transparente.
2) A dash é outra coisa que não gosto pois ela ocupa a tela inteira e os ícones são enormes.
3) Gosto de áreas de trabalho minimalistas com o mínimo de coisas poluindo o ambiente. Quem já viu alguma screenshot que postei sabe do que estou falando.
4) Atualmente uso o Gnome 2 sem a barra inferior e sem a barra superior. Substitui o lançador pelo AWN colocado na parte superior central da tela com ícones pequenos. O Unity ocupa muito espaço na tela e mesmo que se oculte a barra lateral ainda fica a barra superior aparecendo.
5) Ao clicar em Aplicativos na barra lateral do Unity abre-se a dash com uma montanha de ícones. Isso me faz lembrar de sistemas antiquíssimos como o Windows 3.x em que tinha-se que abrir o gerenciador de programas e procurar nas abas ou janelas pelo programa desejado. Ok, a Canonical simplificou um pouco com a procura pela dash mas mesmo assim me lembra coisa antiga, retrocesso mesmo.
6) Acho que a Canonical deveria ter adotado o Gnome 3 em vez do Unity pois o Gnome 3 é mais estável, mais personalizável e mais prático e produtivo que o Unity.
7) Amanhã vou atualizar para o 11.10 e, se não houver a opção Gnome Clássico no login, vou instalar o Gnome-Shell e usar o Gnome 3 no lugar do Unity.


4. Re: [Enquete] Por que não o Unity?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/10/2011 - 16:13h

Estou com medo que o ubuntu fique cada vez mais pesado. Meu notebook, tem um processador fraquinho, por isso tive que deixar de usar o natty, pois o seu desempenho é sofrível, mesmo com unity 2d.

Já com o lucid, minha máquina roda com um desempenho aceitável :D


5. Re: [Enquete] Por que não o Unity?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/10/2011 - 18:37h

acvsilva escreveu:

...Estou com medo que o ubuntu fique cada vez mais pesado. Meu notebook, tem um processador fraquinho, por isso tive que deixar de usar o natty, pois o seu desempenho é sofrível, mesmo com unity 2d. Já com o lucid, minha máquina roda com um desempenho aceitável :D


Infelizmente é o preço a pagar com a evolução, gegê!


Ac, eu gostava mais quando vc editava os nossos posts rsrsrsrs

abs


6. Re: [Enquete] Por que não o Unity?

Rossano Huf
millemiglia

(usa Slackware)

Enviado em 13/10/2011 - 18:43h

acvsilva escreveu:

...Aquela barra lateral "imexível" é irritante. O máximo de personalização que se pode fazer com ela é ocultá-la e deixá-la transparente.



Ela pode ser "mexível" para reduzir de tamanho, transparente, ficar visível continuamente e tb mover os ícones a vontade. basta ir no ccsm.


Sim, acvsilva, eu fui no ccsm e fiz tudo que podia fazer mas os ícones da barra lateral ainda ficam grandes (o tamanho mínimo deles é 32x32). Mesmo com a barra de tamanho reduzido, transparente, com os ícones reduzidos em tamanho e autoocultável ainda acho o Unity muito irritante e é por isso que não o uso.

O detalhe é que mesmo no ccsm não existem muitas opções de personalização da barra do Unity.

Outra coisa que também não gostei foi o fato de os menus dos aplicativos e os botões de fechar, minimizar e maximizar passarem para a barra superior do Unity ao maximizar o aplicativo. Acho que isso é algo que a Canonical deveria repensar pois atrapalha mais do que ajuda.


7. [Enquete] Por que não o Unity?

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/10/2011 - 21:09h

O lançador lateral é um horror, a barra fixa em cima em monitor wide-screen é atraso de vida, parece windows customizado para empresa queixo duro.

Não dá para colocar os programas em lugar nenhum. Fica difícil colocar os très ícones basicos:
Nautilus
Firefox
terminal

Já mandei o Ubuntu para o espaço e retornei ao Debian.

Precisa de uma maneira mais intuitiva de configurar o Unity e permitir mover a barra de cima par ao lado direito.

OUtros pontos: Já não basta a bagunça de KDE e gnome e o Ubuntu inventa mais uma. É um festival de libs para cada interface. Prá que?


8. Re: [Enquete] Por que não o Unity?

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 13/10/2011 - 21:15h

Entre o Gnome-Shell e o Unity, fico com o Unity.

Não que o Shell não seja bonito: ele é. Mas o Unity é mais fácil de mexer e tem os efeitos do compiz, com o qual já estou acostumado.

O certo é que quem ainda gosta de um computador estilo anos 90 vai ter que usar XFCE ou LXDE, sem falar nos *box.


9. Re: [Enquete] Por que não o Unity?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 13/10/2011 - 22:00h

Minha distro não é Ubuntu, e Unity, acho é só Ubuntu.
Quando testei, gostei mais do que o GNOME3, pq o GNOME3 não roda Compiz e eu gosto muito de Compiz.

entre todos os ambientes gráficos, o que menos gostei até agora é GNOME3.

Mas ambos, Unity e GNOME3, me parecem coisas feitas para Tablets, Netbooks, nos desktops, fica estranho, aquela barra, aqueles ìcones grandes...


10. Re: [Enquete] Por que não o Unity?

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 13/10/2011 - 22:10h

Por enquanto, apenas o Ubuntu usa o Unity, mas acho que em pouco tempo ele deve migrar para outras distros, especialmente aquelas baseadas no próprio Ubuntu ou no Debian.

Se isso acontecer talvez o Unity vire o "shell" padrão do Gnome, não sendo descartada até mesmo uma fusão do Gnome-Shell com o Unity, aproveitando o melhor de cada um.


11. Re: [Enquete] Por que não o Unity?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/10/2011 - 22:23h

tem outra ferramenta de configuração: o deconf-editor

$ sudo apt-get install dconf-tools
$ dconf-editor




12. Re: [Enquete] Por que não o Unity?

Rossano Huf
millemiglia

(usa Slackware)

Enviado em 13/10/2011 - 23:18h

Fuçando um pouco descobri como me livrar do Unity sem ter que instalar o Gnome 3: basta abrir o ccsm e desabilitar os plugins que dão suporte ao Unity. Ao fazer isso a área de trabalho fica limpa e pode ser executada a dock do AWN ou outra dock como lançador de menus.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts